sexta-feira, 21 de maio de 2010

Silvio Alvarez - Colagem - Painel A árvore para Museu da Sustentabilidade - Praça Victor Civita - Editora Abril


O dia em que plantei minha Árvore

Em tempos de aquecimento global, percebo que a colagem pode atuar como importante instrumento de conscientização ambiental. A arte de recortar e colar, a meu ver, transmite algo fundamental, sobretudo nestes nossos dias... Que para revertermos esta situação em que o mundo se encontra, precisamos, acima de tudo, reciclar, reciclar, reciclar...

Em junho de 2010 completará um ano que desenvolvi o projeto A Árvore, para a Editora Abril. Após apresentar meu trabalho, a área de sustentabilidade da editora julgou por bem me chamar para desenvolver um projeto na Semana do Meio Ambiente de 2009. Foi um passo muito importante em minha carreira.



Procurei criar algo que simbolizasse a empresa, mas que também transmitisse a idéia de que nós, seres teoricamente pensantes, deveríamos parar de falar em meio ambiente como se não fizéssemos parte dele.

A textura amarela, base do trabalho, foi conseguida com as famosas e tradicionais “páginas amarelas” da Revista Veja.



Levei a textura amarela já pronta e, na área de convivência do prédio da editora, na Avenida Nações Unidas, com toda a estrutura necessária, completei o trabalho contando com a participação dos funcionários. Permaneci no local de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 21 horas, mais ou menos. Reservei o sábado apenas para o acabamento.

Foi uma experiência fascinante, um quase “reality show” artístico e sustentável. De tanto me verem colando olhinhos sem fim, os funcionários passaram a acompanhar intensamente e até a torcer para que eu concluísse o projeto a tempo.







O painel “A Árvore” – colagem sobre MDF – tem 250 x 350 cm - 2009







8 comentários:

  1. E dia 5 é o dia Mundial do Meio Ambiente... Muito legal seu relato...

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvio. Um trabalho muito bonito. Impressionante tb a dimensão do painel e os detalhes. Mto legal.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Silvio
    Maravilha de trabalho amigo, uma grande comquista e também uma peça de arte para sensibilizar positivamente, como acredito que toda arte deveria ser. Estas questões do verde são assuntos urgentes e não muitos dão atenção. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. OI! Interessante, não sabia que a base foi feita com as páginas amarelas, legal! Parabéns pelo blog, viu!
    Há, pq que na sua galeria em http://www.silvioalvarez.com.br/galeria.html não tem o nome dos quadros ???
    beijocas, coisa fofa!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!
    Estou encantada, confesso que, na minha ignorância, nunca tinha ouvido falar de vc (te "conheci" através do http://blogverdedaclarinha.blog.uol.com.br/)
    Seu trabalho é simplesmente maravilhoso!!
    Parabéns!
    E por Recife, quando suas obras passam?!

    www.dsrta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bem, Silvio Alvarez. Tenho indicado seu trabalho sempre que posso. A colagem, sem dúvida, pode conquistar as crianças para debaterem a questão ambiental. Coisa essencial para o futuro.
    Parabéns pelo seu trabalho, genial transformar, o que seria "lixo", objeto de poluição etc, em arte!

    ResponderExcluir
  7. SILVIO, CONHECI SEU TRABALHO NA EXPEOSIÇÃO DO SESC. E ADOREI A ENTEVISTA FEITA COM A bARBÁRA DO BLOG DE.COR.AÇÃO. AGORA SOU SUA SEGUIDORA,PARA PODER ESTAR MAIS INTERADA COM SEUS TRABALHOS.vÁ CONHECER MEU BLOG E A MIM TAMBÉM, SE GOSTAR FIQUE POR LÁ.
    BJS

    ResponderExcluir