quinta-feira, 6 de maio de 2010

Oficinas de colagem na Penitenciária de Viana


Uma iniciativa da Associação Justiça Social – Tribunal de Justiça do Espírito Santo - e Secretaria de Estado da Justiça.

No final do ano de 2009 concedi uma entrevista ao site de sustentabilidade EcoD com o título “Montando o Retrato do Mundo”. http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/montando-o-retrato-do-mundo

Fabrício Costa, da Associação Justiça Social, lá em Vitória – ES, leu a reportagem e vislumbrou que o meu trabalho com oficinas de colagem poderia ser útil para o processo de ressocialização e desenvolvimento dos internos da Penitenciária Agrícola de Viana, onde funciona um Centro de Formação Profissional – CEFOP.

Trocamos muitas idéias durante alguns meses e, assegurado de que trabalharia em segurança, topei mais este desafio, com muita alegria.


Em parceria com o Tribunal de Justiça do ES, a Associação Justiça Social executa projetos de desenvolvimento humano e social. Os recursos mobilizados são direcionados para a criação e implantação de ações que tragam impacto positivo na qualidade de vida das pessoas envolvidas e atendidas. No caso deste projeto das oficinas de colagem, a Associação contou, também, com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça.

De 26 a 30 abril de 2010 realizei 10 oficinas (de três horas cada) no Centro de Formação Profissional da Penitenciária Agrícola de Viana. Trabalhei com 18 internos do regime semi-aberto, sendo 8 na parte da manhã e 10 na parte da tarde.


De forma geral, em minhas oficinas, busco estimular a criatividade do participante e reiterar junto a este a importância do reaproveitamento dos materiais, sobretudo o papel.

No caso específico das oficinas na Penitenciária Agrícola, norteado pelo tripé Cidadania/Ética – Capacitação Técnica – Geração de Renda/Sustentabilidade, procurei, também, trabalhar a auto-estima do interno a partir do fazer artístico e estimular o emprego da sensibilidade através da prática de selecionar, recortar e colar pequenos pedaços de papel, dentro de um processo criativo.

Cada um dos participantes produziu um quadro de colagem, uma colagem em caixa utilitária e colaborou na criação e produção coletiva de painéis de colagem em MDF - 150 x 150 cm.


O momento mais intenso, desafiador e gratificante de toda a atividade, porém, foi a produção dos painéis de colagem. Propus aos internos que criassem e produzissem, coletivamente, uma obra de arte a partir do tema Liberdade. Além de todo o material necessário, foram disponibilizadas cerca de mil revistas, doadas por voluntários do Tribunal de Justiça.



As oficinas contaram com o suporte do coordenador da Associação Justiça Social, Fabrício Costa de Oliveira e das professoras de ensino fundamental, Graça e Lourdes, presentes durante todo o curso. Deram suporte, também, o coordenador do CEFOP, Gerson Peixoto e os profissionais do Serviço Social da Penitenciária.





Testemunhei, “in loco”, as iniciativas de ressocialização desenvolvidas no complexo penitenciário de Viana pela SEJUS, IFES, TJ e AJS, fonte de inspiração. Dentre as atividades, destaco o curso de soldador eletrodo e o viveiro de mudas de eucalipto.

A turma do CEFOP da Penitenciária Agrícola de Viana participou ativamente, não deixou a oportunidade passar, agarrou-a como a uma tábua de salvação.

Acredito que, ao se sentirem capazes de criar algo bonito a partir de revistas usadas, os internos tiveram a chance de passar a vivenciar, menos na teoria e mais na prática, de forma mais intensa, o seu processo íntimo de ressocialização.

Sigo mais fortalecido a partir daqui, como homem e como artista, pois foi muito bom sentir que o meu trabalho, além de meramente decorativo, pode ser também útil à coletividade em um outro sentido. E, ainda, que recortando e colando papeizinhos, posso tocar o coração de alguém e ajudar a mudar uma realidade de vida difícil, muitas vezes sem saída.
Desejo muita sorte a todos eles neste reingresso à sociedade.



Com Fabrício Costa de Oliveira, coordenador da Ass. Justiça Social e a turma da manhã.


Com Gerson Peixoto, coordenador do Centro de Formação Profissional e a turma da tarde.

Reportagem TV Justiça


4 comentários:

  1. Parabêns Silvio!! por usar esse dom de uma forma tão rica e bela ,e parabêns a Associação de Justiça Social na pessoa do Fabrício pela sensibilidade,percepção e iniciativa .
    Saudações ,

    Adriana Baccari.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo seu trabalho meu amigo, e nao pude deixar de notar, a sigla estampada nos uniformes, "SEJUS", reposicionada gera o nome de um grande designer, artista, criador e recriador, que tb é a unica salvação para todos: JESUS

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, que excelente trabalho. Parabéns mesmo! Isso que eu chamo de reintegração social!

    ResponderExcluir