sábado, 31 de dezembro de 2011

"A Criação” - Colagem do artista plástico Silvio Alvarez ilustra livro didático do Projeto Aprendiz Legal


As artes visuais permitem uma infinidade de possibilidades profissionais, mas acredito que ainda estão para inventar alegria maior para um artista plástico, do que a de ver o seu trabalho apresentado em um livro didático. 


A imagem do quadro A Criação, colagem sobre madeira, passou a ilustrar o livro didático do Projeto Aprendiz Legal, para educadores e jovens aprendizes – Juventudes: identidade, trabalho e cidadania – Unidade 1 – Módulo Básico. No livro, o quadro aparece para demonstrar a possibilidade do uso da colagem como ferramenta didática e para apresentar a técnica como expressão artística genuína. 


O Aprendiz Legal é um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. O Programa, iniciativa da Fundação Roberto Marinho, pretende contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. 


A Criação – colagem sobre madeira – 40 x 38 cm 
Acervo do Memorial dos Povos Indígenas - Brasília 

O quadro A Criação, produzido originalmente para o Projeto Terras Indígenas, integra hoje o acervo do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. O trabalho de colagem retrata a cultura dos povos Baniwa e Coripaco. Os Coripaco vivem na Colômbia e no Alto Içana, Brasil. Já os Baniwa vivem na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela. As duas etnias, aparentadas e vizinhas, têm em sua cultura muitos pontos em comum.

Para chegar a essa composição contei com a orientação do estudioso norte-americano Robin M.Wright, antropólogo e professor de religião, especializado em religiões indígenas sul-americanas. Localizado pela internet, por intermédio de Skype e e-mail, com total receptividade, o professor, que viveu no Brasil para estudar as etnias, me forneceu todo o material necessário para que o trabalho retratasse fielmente a cultura dos Baniwa – Coripaco, incluindo valiosas fotografias.

Sendo assim, a produção do quadro A Criação foi baseada na História da Criação, narrada pelo Xamã Baniwa Matteo Pereira ao  professor Robin M. Wright, durante suas pesquisas no Brasil.

Durante o processo criativo, busquei inspiração no seguinte trecho da narração:

“Ele (o Criador) foi para o umbigo do universo em Hipana. (uma cachoeira, onde teriam sido criados todos os povos da região). Ele ouviu as pessoas saindo do umbigo (um buraco no meio da cachoeira, na rocha, de onde saíram os antepassados dos povos). Eles saíram um após o outro e Ele deu a cada um a sua terra. Então Ele começou a noite, o cesto contendo a noite abriu-se um pouco e a noite veio cobrindo o mundo em trevas”.

Site Programa Aprendiz Legal

Site do Professor Robin M. Wright

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Oficina de colagem para hóspedes e funcionários do Hotel Iguazu Grand - Argentina


A convite do Hotel Iguazu Grand, em Porto Iguazu – Argentina, em novembro de 2011 cruzei a fronteira para realizar mais uma oficina de colagem, para hóspedes e funcionários.   



As oficinas de colagem viraram... Talleres de collage;
A minha tesoura virou... Tijera;
A cola virou... Plasticola;
Colar, em espanhol ... É pegar;



Além das oficinas no Playland do Iguazu Grand, esse projeto em  Porto Iguazu revelou com maior ênfase mais um grande potencial da arte da colagem, as oficinas voltadas para a área de Recursos Humanos. Realizei "talleres de collage" para funcionários de diversas áreas do Hotel e o resultado foi uma grata surpresa.





Foi uma experiência maravilhosa. Com o apoio de Christiane Buckeridge Tatit, Coordenadora de Recreação e Spa do Iguazu Grand, também realizei uma oficina no Colegio Argentino Americano, para cerca de 30 crianças.  


Mais fotos das oficinas em porto Iguazu
http://www.silvioalvarez.com.br/site/projetos/projetos/hotel-iguazu-grand-argentina


Site Iguazu Grand
http://www.iguazugrand.com/pr

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Enfeites de Natal com colagem de recortes de revistas


Decorar a casa para o Natal, é uma daquelas atividades especiais que realizamos em família, antecipando a festa, e que guardamos em nossa lembrança para toda a vida. Hoje quero demonstrar com esse post que muitas dessas peças decorativas podem ser produzidas com colagem.

Estas guirlandas foram produzidas com colagem de recortes de revistas sobre base de madeira descartada da fabricação de caixas acústicas. Mas também podem ser produzidas sobre prato de papelão, disco de vinil...



Veja só esta árvore de Natal moderninha que produzi para a Revista Faça Fácil, em 2009, em parceria com a amiga Mércia Fígaro Nazário. Apliquei imagens de mãozinhas sobre as bolas de isopor pintadas. A estrutura, criada pela Mércia, é de arame bem grosso encapado com papel crepom.



Em 2011 criei essa linha de cartões de Natal com exclusividade para o Instituto Reciclar, de São Paulo.






Mãos à obra e um Feliz Natal a todos.

Paz, Saúde, Alegria... Sempre com Arte!