Com o post a seguir inicio uma série de escritos a fim de registrar o processo criativo de alguns quadros específicos. Refiro-me a certos trabalhos que nascem a partir de uma vivência especial ou de uma inspiração curiosa ou inusitada, trabalhos que já nascem com histórias para contar.
Inicio a série “Este quadro tem história” com o trabalho de colagem “Crônica de Paris”, de 2012, que participou da exposição “Silvio Alvarez” no Condomínio Conjunto Nacional, de 10 a 22 de setembro de 2012.
Crônica de Paris – colagem sobre MDF – 50 x 40 cm – 2012
Com foto de Laura Prospero
Como o nome sugere, o quadro traz os símbolos associados às minhas impressões a respeito da “Cidade Luz”, mesmo sem ainda conhecê-la pessoalmente.
De 1979 a 1984 estudei no Colégio Liceu Pasteur, em São Paulo. Em uma das aulas de francês fomos apresentados ao incrível trabalho do mímico Marcel Marceau (1923-2007) por intermédio de um filme com um de seus esquetes. Na mencionada pantomima, Marcel Marceau, com mágica interpretação, reproduzia toda a beleza e impermanência de uma borboleta apenas com o movimento das mãos.
Vídeo Marcel Marceau e a mímica da borboleta
Com aproximadamente 30 anos de idade aventurei-me a ler “Paris é uma Festa” de Ernest Hemingway. Autobiográfico, o livro traz as memórias parisienses do escritor americano Ernest Hemingway (1899-1961), que fez da cidade o palco de seu aprendizado literário. O livro refere-se aos tumultuados, loucos e felizes anos 20, e rememora a época ao narrar a convivência do autor com Gertrude Stein, James Joyce, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald, entre outras personalidades universais.
Em 2010 conheci Laura pessoalmente. Batemos um longo papo e tomamos um café no MASP, na Avenida Paulista. O tempo passou, continuamos mantendo contato, e,em outubro de 2011, Laura gentilmente registrou a participação dos meus trabalhos de colagem na Art Shopping, realizada no Carrousel du Louvre.
Em 2012 veio a inspiração para o quadro “Crônica de Paris” e pedi a ela uma de suas maravilhosas fotografias, esta com a Tour Eiffel, para completar a composição. Abaixo a foto original de Laura Prospero com a torre que, recortada, veio a compor o quadro.
Site Liceu Pasteur
Site Marcel Marceau
Paris é uma Festa – Ernest Hemingway
Site Laura em Paris
Minha participação na Art Shopping – Carrousel du Louvre 2011
Caro Sílvio,
ResponderExcluirQue belo post !!!
Muito obrigada por seu carinho :)
Grande abraço
Laura Prospero
Eu que agradeço Laura ;D
ResponderExcluirQue legal descobrir esse post! Uma pena que só agora...sou completamente apaixonada por colagem e há algum tempo monto imagens digitalmente, mas só agora comecei a treinar com tesoura e cola! Vi suas colagens no conjunto nacional e lembro que fiquei tão chateada porque eu passei lá com bastante pressa e só consegui fotografar com o iPod, daí quando cheguei em casa pra ver o nome do autor na foto, estava completamente ilegível! Achei seu trabalho lindo.
ResponderExcluir