Em agosto de 2012 conheci a fisioterapeuta Aline Poli nas oficinas do Projeto Acolher, em Joanópolis - SP, pacata estância turística que escolhi para viver há 15 anos. A convite de Aline, passei a realizar a atividade no Lar São Vicente de Paula, instituição voltada a idosos, na mesma cidade.
Leia post sobre as oficinas no Lar São Vicente de Paula em agosto e outubro de 2012.
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/10/oficina-de-colagem-para-idosos-lar-sao.html
No dia 29 de novembro, com o apoio de Aline Poli, Juliana Antonia Campos, Mariane Carvalho, Ruth Padula Hohagen, Tatiani Oliveira, e profissionais da casa, realizei a terceira oficina na instituição. Desta vez também contei com a presença de minha mãe, Maria Amália Alvarez.
Este é um daqueles projetos que são iniciados naturalmente, com total despretensão, e que acabam ganhando corpo e atraindo apoiadores graças ao resultado positivo. A ideia é proporcionar aos idosos do Lar São Vicente de Paula momentos de descontração e de contato com a arte. Nesta terceira oficina optei por deixar um pouco a colagem de lado e propor uma atividade apenas com pintura.
Na abertura da oficina sugeri aos idosos o conceito poético de que os sentimentos têm cores, e que as cores também têm sentimentos. Falei de algumas cores tradicionalmente associadas às emoções e pedi que os participantes dissessem quais as cores que cada emoção citada lhes fazia pensar...
- Azul, disse-me uma idosa.
- Qual a cor da alegria?
- Amarela, disse-me um senhor.
- E a saudade, qual a cor da saudade?
- A saudade é branca, declarou uma das idosas.
Muito importante este trabalho! O idoso sempre tem algo a nos ensinar.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!
ResponderExcluir