Ferreira Gullar - Amante de gatos e de colagem
O poeta declarou ao jornal O Estado de São Paulo: "Certo dia, eu preparava uma colagem com recortes de jornal e deixei um esboço sobre a mesa." "Quando voltei, percebi que meu gato passara por cima dos recortes e alterara completamente a ilustração que eu tinha feito. E ficou muito melhor! Deixei exatamente como estava."
A mencionada ilustração compõe o livro Bananas Podres, editado pela Casa da Palavra, e ajudou Ferreira Gullar a conquistar o Prêmio Jabuti de 2011 de Melhor Ilustrador. Além de recortes e colagens, no livro o poeta utiliza pintura, desenho, entre outras técnicas.
"Adotei aquela situação casual como técnica", explica. "Vou ordenando os recortes de forma aleatória, sem nenhuma definição. Quando o resultado me faz pensar em algum objeto ou animal, eu crio um título e finalizo o trabalho."
José Ribamar Ferreira, natural de São Luis, rebatizado aos 18 anos como Ferreira Gullar, era ainda um garoto quando começou a pintar. Contudo, a poesia falou mais alto.
Abaixo ilustrações do livro Zoologia Bizarra
Abaixo ilustrações do livro Zoologia Bizarra
Um mundo feito de colagens – O Estado de São Paulo – 31/10/2012 http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,um-mundo-feito-de-colagens,953792,0.htm
A Gazeta – Vitória – ES – Tiago Zanoli - 02/11/201
O célebre poeta Ferreira Gullar ganha destaque por suas pinturas e colagens
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/11/noticias/cultura/1370628-o-celebre-poeta-ferreira-gullar-ganha-destaque-por-suas-pinturas-e-colagens.html
Portal Cronópios - O insólito bestiário de Gullar: poética da intermitência – Cláudio Rodrigues – 17/06/2011
http://www.cronopios.com.br/site/critica.asp?id=5072
Nenhum comentário:
Postar um comentário