segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Lidia Lacava e Silvio Alvarez realizam no SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo o curso A TÉCNICA DA COLAGEM COMO FERRAMENTA VALIOSA PARA INTERVENÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO – SUA ATUAÇÃO EM SÍNDROMES E DEFICIÊNCIAS

     


Ao lado de Lídia Lacava, ministro curso de colagem voltado para a área da educação. O curso A TÉCNICA DA COLAGEM COMO FERRAMENTA VALIOSA PARA INTERVENÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO – SUA ATUAÇÃO EM SÍNDROMES E DEFICIÊNCIAS        terá a carga horária de 16 horas, dividas em 4 módulos nos dias 18 e 25 de outubro – 1 e 8 de novembro, quintas-feiras, das 18h00 às 21:30. O curso acontece na sede do SIEEESP  – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, Rua Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro, São Paulo .






SÍNTESE: A técnica da colagem está cada vez mais em voga, principalmente em ateliês terapêuticos particulares e institucionais. Técnica rica, com suas várias possibilidades, ganha valor psicopedagógico e arteterapêutico se a proposta for conduzida com uma graduação em suas possibilidades e uma atuação precisa do facilitador.
Essa técnica apresenta seu valor tanto na área cognitiva e psicomotora (seriação, classificação, discriminação e percepção visual, figura x fundo e análise x síntese, recorte com os dedos e/ou tesoura), como na área afetiva-social (valor simbólico dos gestos e dos efeitos que eles provocam: rasgar, cortar, recortar, sobrepor ampliando-se o olhar sobre o recorte, a junção, a fixação sobre um lugar).




Dessa maneira, os objetivos do curso buscam não só o exercitar da técnica, mas também ampliar o pensamento analítico, a sensação, a imaginação e os sentimentos que poderão ser aflorados com as propostas que serão apresentadas; analisar objetiva e subjetivamente as atividades; estimular as funções executivas que autorregulam nosso cotidiano.



 MÓDULO I 18/10/2018 – A COLAGEM: SUA ORIGEM E FUNDAMENTAÇÃO
Objetivo específico: estimular coordenação motora e exercitar funções executivas como: estabelecer, manter, corrigir e realizar um plano de ação para realização da colagem.
Atividade prática: básico da técnica, textura de fundo rasgada e figura central recortada, em papel cartão 15 x 15 cm.

MÓDULO II 25/10/2018 - A COLAGEM: AMPLIAÇÃO DE TÉCNICAS E PROPOSTAS
Objetivo específico: aliar referenciais da arte (configuração, forma, espaço, luz e cor) como ferramentas da cognição que atuam e ampliam a percepção e as sensações.
Atividade prática: técnica avançada com perspectiva e sombra, colagem em papel cartão no formato circular (20 cm diâmetro).

MÓDULO III 01/11/2018 - POSSIBILIDADES DO USO DA COLAGEM EM SALA DE AULA OU CLÍNICA.
Objetivo específico: Ampliar a teoria apresentando possibilidades de um trabalho interventivo com a colagem atuando nas questões cognitiva, afetiva-social e psicomotora.
Atividade prática: releitura em colagem utilizando reprodução fotográfica em papel couchê, colagem em papel cartão 15 x 15 cm.

MÓDULO IV  08/11/2018 - APRESENTAÇÃO DA TÉCNICA DA COLAGEM PARA O TRABALHO EM INSTITUIÇÕES (TEORIA E PRÁTICA)
Objetivo específico: exercitar o trabalho com colagem como nova possibilidade para trabalhar questões de identidade e autoconhecimento nas síndromes, deficiências, dependência química, penitenciária entre outras Instituições.
Atividade prática:dinâmica – “Só eu sou eu” – sobre base de papel cartão em formato de boneco. Parceria entre música e arte.

MATERIAL: 3 revistas para serem recortadas, caderno de anotações e caneta.
PÚBLICO-ALVO: Educadores, psicopedagogos, professores de arte, psicólogos, fonoaudiólogos e demais interessados.

Sou artista plástico autodidata e escolhi (ou fui escolhido) pela arte da colagem, intuitivamente, ao superar um momento difícil de minha vida. A partir de 2006 comecei a realizar oficinas de arte para os públicos mais variados, sobretudo crianças de escolas públicas, somando mais de 25 mil pessoas até o momento. Em 2008 passei a dar aulas na pós-graduação em Arteterapia da Unip, curso coordenado por Patrícia Pinna Bernardo, e a buscar experiência de campo realizando oficinas voluntárias para públicos com deficiência.




No curso, realizado no SIEEESP, a partir da minha história de vida e da experiência adquirida nas oficinas de colagem realizadas Brasil afora, em parceria com a Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, psicopedagoga e arteterapeuta Lidia Lacava, busco demonstrar o potencial da colagem no auxílio do diagnóstico para encaminhamento das mais variadas deficiências ou dificuldades sociais e de aprendizado. Apresento também um resumo da História da Collage, uma grande variedade de aplicações da técnica em sala de aula e cada participante ainda produz três trabalhos com recortes de revistas.

Em sala de aula, a colagem, além de trabalhar a coordenação motora, estimular a criatividade e ressaltar a importância do reaproveitamento de materiais, possibilita aos educadores um meio eficaz de contato com a realidade do aluno de forma simbólica mais profunda. Oportuniza, também, a identificação antecipada de possíveis dificuldades nas áreas cognitiva e afetiva que poderiam colocar em risco o bem-estar da criança, se não houver um encaminhamento mais rápido e efetivo de cunho preventivo.

Tudo aquilo que faz parte do nosso dia a dia está presente nas revistas, já pronto e à disposição, mesmo que de forma simbólica. E é o símbolo, justamente, que pode fornecer a chave para a compreensão, encaminhamento e tratamento de possíveis dificuldades de aprendizado identificadas em sala de aula, das mais simples às mais complexas. 



Agradeço a Lidia Lacava pela confiança e oportunidade de parceria e à toda equipe SIEEESP por todo o suporte e carinho da acolhida!

LÍDIA LACAVA: Mestre em Educação, Arte e História da Cultura com graduação em Letras (USP) e Direito (PUC). Especializações em Psicopedagogia, Arteterapia (ambas no Instituto Sedes Sapientiae) e Arte-reabilitação (AACD/SP). Professora de Psicopedagogia e Arteterapia em várias universidades, dentre elas Unip e Facon. Atua em consultório particular.

SÍLVIO ALVAREZ: Artista Plástico, autodidata, dedica-se à colagem desde 1989. O artista produz em um processo inteiramente manual.  As imagens são recortadas de revistas, uma a uma, sem que sejam multiplicadas ou ampliadas, para compor um mundo novo, mágico e surreal. Professor na Pós de Arteterapia da Unip/SP. Facilitador de oficinas, criador do projeto Artistas do Futuro, trabalha em escolas públicas, particulares, instituições e espaços culturais no estado de São Paulo e em outros estados. Desde 2006 já atendeu mais de 25 mil pessoas, em sua maioria crianças, aliando conceitos de arte – criatividade – sensibilidade – conscientização ambiental, busca ressaltar o potencial criativo do ser humano. 

Leia também o artigo A técnica da colagem como ferramenta expressiva em educação http://silvioalvarez.blogspot.com/2018/07/a-tecnica-da-colagem-como-ferramenta.html


Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br (11) 97119-9050
www.silvioalvarez.com.br                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário