Dando sequência ao trabalho desenvolvido para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Joanópolis, por intermédio do CRAS, realizei no início de agosto de 2014 mais quatro oficinas na Creche Projeto Santo Antonio de Pádua.
Conversando com a irmã que coordena a creche perguntei qual seria a principal e atual demanda a ser trabalhada com as crianças. Como em toda instituição que reúne centenas de crianças, chegamos à conclusão que seria muito bacana montarmos uma atividade que demonstrasse que “a liberdade da gente vai até onde começa a do outro” e que “não fazemos aos outros o que não queremos que façam com a gente”. Conceitos simples que, na verdade, crianças e adultos, nem sempre colocam em prática.
Pensando nisso, seguindo o critério lúdico de sempre, criei a oficina do cada um no seu quadrado. Inicio a atividade com todos sentados em círculo conversando sobre o que cada um não gosta que façam. Falo, conforme a faixa etária do grupo e da forma mais divertida possível, de liberdade, respeito, limites, não fazer ao outro o que não quer que faça com você...
Proponho que cada criança, em um quadrado de papel cartão 15x15 cm, escreva seu nome com lápis e depois o cubra com a colagem de pedacinhos de papel, como um mosaico.
Para encerrar a atividade, dançamos todos juntos a Dança do Cada um no seu quadrado.
É uma farra!
silvioalvarez@uol.com.br
www.silvioalvarez.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário