Conheci a Profa. Patrícia Pinna Bernardo em 2004, por intermédio das redes sociais, e, de lá para cá, graças a ela, passei a tomar contato com a Arteterapia de forma bastante ampla.
Não posso deixar de considerar que, intuitivamente, em um momento bastante difícil da minha vida, acabei por empregar a Arteterapia em causa própria. A Arteterapia, por meio da colagem, possibilitou que eu externasse os sentimentos e chegasse mais rápido à solução dos problemas que emperravam a minha existência. As produções em colagem que realizei a partir de 1989 forneceram o material fundamental para o avanço do meu processo terapêutico. A parti daí, ainda no meu caso, além de uma eficiente terapia, a colagem também acabou por revelar um novo e realizador caminho profissional.
Sabe-se hoje, que a colagem, além da expressão por meio de renovação de imagens, ao possibilitar a desconstrução e construção de cenas cotidianas, pode atuar como eficiente instrumento arteterapêutico, possibilitando também o treinamento do raciocínio e da coordenação motora.
A convite da Profa. Patrícia, pelo segundo ano consecutivo, realizei um workshop para alunas da pós-graduação em Arteterapia Aplicada da UNIP Vergueiro, no dia 19 de dezembro de 2010.
Patrícia Pinna Bernardo
Psicóloga formada pela USP e Arte-educadora pela FAAP, pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), doutora em Psicologia (USP) e Mestre em Psicologia (PUC), tendo pesquisado a questão da Criatividade, Mitologia Criativa e da utilização de recursos expressivos em terapia, educação e em grupos de desenvolvimento da criatividade com todas as idades. É coordenadora e professora da Pós-Graduação em Arteterapia da UNIP, Professora universitária (desde 1995) em cursos de Graduação e Pós-Graduação, em Psicologia, Arteterapia, Arteeducação, Musicoterapia, Pedagogia e Artes Plásticas.
Silvio Alvarez - contato para oficinas
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br
www.silvioalvarez.com.br
Silvio Alvarez - contato para oficinas
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br
www.silvioalvarez.com.br