Outra importante experiência que ajudou a desencadear meu despertar ecológico foi ter conhecido Dona Nêga, uma senhora de 70 anos, natural aqui da cidade em que hoje resido, Joanópolis - SP. Dona Nêga complementa sua aposentadoria recolhendo papelão, revistas e outros materiais para vendê-los à reciclagem. Tudo o que sobra de minha produção vai para ela. Vê-la, com o vigor de um jovem, alterar toda uma realidade de vida difícil, a partir da reciclagem, fez-me pensar muito. Se ela, sozinha, pode... Por que o mundo não pode?
Ao trocar idéias com amigos de Curitiba no Twitter, depois de confirmada minha passagem pela cidade, fui convidado por Janine Rodrigues a realizar uma oficina de colagem para catadores de recicláveis da Cooperativa Zumbi, no município de Colombo, na Grande Curitiba.
A oficina aconteceu no dia 16 de junho de 2010, das 14 às17 horas. Foi uma experiência incrível, um enorme desafio.
Contudo, é aí que a gente se engana. Além de potencializar e incentivar a geração de renda através do artesanato a partir de materiais recicláveis, percebo que as oficinas promoveram também a confraternização do grupo deram uma forcinha na auto-estima da galera. Já deixei combinado de retornar em breve à CoopZumbi para a criação e produção coletiva de um painel de colagem. Assim os cooperados poderão vender a peça para ajudar nas despesas.
Quero agradecer a Janine Rodrigues, Heriberto Werner e a todos da Cooperativa Zumbi, pela acolhida, disponibilidade e atenção para com este “arteiro”.
Blog das Cooperativas Autônomas
Segundo Fritjov Capra a arte é fundamental nas mudanças estruturais e de paradigmas. A oficina foi maravilhosa em termos de integração e valorização dos cooperados!!
ResponderExcluirEssas experiências chegam para enriquecer a vida, mas poucos tem coragem de vive-las. Parabéns.
ResponderExcluir