quarta-feira, 3 de maio de 2017

Artista plástico Silvio Alvarez realiza terceira etapa do Projeto Artistas do Futuro em Joanópolis, nas escolas rurais dos bairros Cancan e Pedra do Carmo



Nos dias 13 e 14 de março de 2017, realizei oficinas de colagem do Projeto Artistas do Futuro para os alunos das escolas rurais dos bairros CanCan e Pedra do Carmo, em Joanópolis. A iniciativa é da Secretaria de Educação e Cultura de Joanópolis. 




Realizar as oficinas do Projeto Artistas do Futuro nas escolas rurais de Joanópolis é sempre uma grande alegria. Ainda mais que as da cidade, as crianças das escolas rurais recebem sempre o projeto de braços abertos e encaram as oficinas como um grande acontecimento.  



Assista à reportagem da TV Globo Vanguarda sobre a terceira etapa do Projeto Artistas do Futuro



Assista à reportagem da TV Vanguarda sobre a terceira etapa do Projeto Artistas do Futuro nas Escolas de Joanópolis. 



Agradeço ao Prefeito de Joanópolis, Mauro Garcia, à primeira dama Maria Isabel Suthoff , à Secretária de Educação e Cultura, Concheta Célia Conte, pela confiança empenhada e por estar sempre presente, à vice-diretora da Escola Bayeux que me deu todo suporte na visita às escolas rurais, aos professores, alunos e toda a equipe de profissionais das escolas pelo incondicional apoio e carinho. "Sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto, é realidade". 


O Projeto Artistas do Futuro foi criado em Joanópolis, em 2011, com o intuito de fornecer conteúdo adicional aos professores da rede pública de ensino, a respeito de arte e arte educação.  Além de Joanópolis, desde sua criação, o projeto já atendeu cerca de 12 mil crianças em diversos municípios paulistas: Joanópolis, Piracaia, Santos, Cubatão, São Vicente, Guararema, Suzano, Guarulhos, Irapuã, São José do Rio Preto, Guapiaçu, Porto Ferreira, Mococa e Araçatuba. 




Este trabalho convida o aluno à compreensão do saber estético e à construção de novos saberes artísticos. Entender a arte como conhecimento, trabalho e expressão próprios do ser humano leitor e transformador do mundo, é a tarefa do professor, articulando seus eixos criativos e expressivos na interdisciplinaridade, por meio do processo criativo.

A proposta do projeto, criado e coordenado pelo artista plástico Silvio Alvarez, é auxiliar no diálogo com o mundo: observar, refletir, compreender, expressar, fazer, compartilhar, despertando o talento dos jovens artistas. 



A colagem, além de estimular a criatividade na expressão por meio da renovação de imagens, propicia a desconstrução e construção de cenas cotidianas, pode atuar também como eficiente instrumento de arteterapia possibilitando o treinamento do raciocínio e da coordenação motora. 

Acreditamos que a técnica, por propor o emprego de imagens disponíveis em revistas, pode atenuar o distanciamento do público infantil para com a arte, estimular a criatividade e o espírito crítico de forma bastante ampla.



Utilizada há muito como ferramenta didática nas escolas, com os graves problemas ambientais contemporâneos, a colagem ganha outra importante função: a de auxiliar na conscientização a cerca da importância da reutilização e da reciclagem dos materiais.

Oficinas - metodologia

Sempre de forma lúdica, o artista fala da importância da arte em nossa vida (sensibilidade – criatividade – externar de emoções), ensina o básico da técnica de colagem e apresenta obras de grandes mestres da pintura do Brasil e do mundo, sugerindo uma visão crítica. Na terceira etapa do projeto o tema central é A Arte de Observar.



O artista propõe que os participantes produzam releituras empregando a técnica da colagem, em papel cartão (15cm x 15cm), mesclando imagens das obras célebres (reproduções em papel couchê) e recortes de revistas; 

Obras já apresentadas no Projeto Artistas do Futuro

Etapa 2017 – Aprendendo a observar - Auto retrato – Frida Kahlo, Retrato de Marilyn Monroe – Andy Warhol, O filho do homem – René Magritte, Fita de Moebius II (Formigas) – Maurits Cornelis Escher, Gato azul – Aldemir Martins.





1° etapa (2013): Mona Lisa – Leonardo da Vinci, O retrato de Dora Maar – Pablo Picasso, Meninos brincando – Cândido Portinari, Barco com bandeirinhas e pássaros – Alfredo Volpi, Morro da favela – Tarsila do Amaral 

 




2° etapa (2014 e 2015): Rosa e azul – Pierre Auguste Renoir, Auto retrato – Vincent Van Gogh, A dança – Henri Matisse, Persistência da memória – Salvador Dalí, O violeiro – Almeida Junior. 





Contato com Silvio Alvarez
www.silvioalvarez.com.br
silvioalvarez@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário