sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Escritora Cristina Porto, que participou do Curso de Collage com Silvio Alvarez, lança livro Caderno Alado com ilustrações de Colagem



Todos os anos, no mês de outubro, realizo o Curso de Collage com Silvio Alvarez, em São Paulo.

Criei o curso anual para reunir, em um mesmo espaço e em um mesmo dia, todos aqueles que durante o ano corrente manifestam o interesse de conhecer de perto a minha história e a expressão artística da colagem. O evento também propõe uma celebração às possibilidades humanas proporcionadas pela arte

O curso de collage com Silvio Alvarez não tem a pretensão de concorrer com outros cursos similares, mas, sim, oferecer algo diferente e complementar, com foco no caráter humano da expressão artística explorando todos os seus benefícios.



No curso de 2016, entre os 42 participantes, estava a escritora de livros infanto-juvenis Cristina Porto. 

Cristina Porto é paulista de Tietê. Formou-se em Letras, pela Universidade de São Paulo. Desde o começo de sua carreira profissional, em 1971, sempre esteve ligada à criança: como professora de alfabetização, durante sete anos, em uma escola municipal da periferia de São Paulo; depois, como funcionária da Editora Abril, no departamento de publicações infantojuvenis, onde trabalhou para as revistas Recreio, Alegria e Corujoca, como colaboradora e editora; a partir de 1980, como escritora, estreando com o livro Se, será, Serafina?, editado pela Ática.

Entre 1981 e 1983, participou, como coordenadora geral, do projeto Taba: histórias e músicas brasileiras, criado e editado por Sonia Robatto e a equipe do estúdio que levava seu nome.

Depois disso, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura; tem, hoje, mais de 50 livros publicados por várias editoras, dentre os quais, os premiados Serafina e a criança que trabalha – prêmio de Melhor Livro Infantil Informativo, conferido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1996, e O diário escondido de Serafina (Ática) – prêmio de Melhor Livro Infantil, conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1997, ambos publicados pela Editora Ática.

A meu pedido, Cristina Porto contou como foi participar do Curso de Collage com Silvio Alvarez:

Colagem: amor que veio para ficar

Sempre fui das palavras. Basta dizer que tenho mais de 60 livros publicados.

Quando voltei a morar no interior, o contato com a natureza, o chamamento da terra, das plantas, flores, pássaros, os desenhos formados pelas nuvens no céu, enfim, tudo eram imagens da infância que eu comecei a resgatar. 

Foi então que veio a fotografia: fotos e mais fotos e mais fotos! As palavras ficaram caladas...
Um belo dia, comecei a recortar os pássaros das minhas fotos e juntar os recortes, formando uma espécie de painel. Nasciam assim minhas primeiras colagens.

Julio Veredas foi meu primeiro professor e me fez acreditar que era possível... Obrigada pela alfabetização, professor!

Silvio Alvarez, com seu curso anual, passando uma visão histórica da colagem, nos mostrando as diversas técnicas, dando preciosas dicas... Bem, Silvio me fez acreditar que poderia ir além, muito além!

Das colagens com pássaros nasceu um livro, o Caderno Alado, em que fui autora e ilustradora ao mesmo tempo, pela primeira vez em uma carreira que já dura 37 anos!!!

Pouco a pouco, começo a ousar, experimentar, descobrir a minha relação com o trabalho, que começou como desafio e virou uma paixão!

Obrigada, mestre Silvio!

Conheça o novo livro de Cristina Porto, Caderno Alado. 




Caderno Alado
Textos e colagens de Cristina Porto
Ilustrações de Ricardo Costa
Brochura, formato 17 x 24 cm, 64 páginas
Edições Barbatana, 2017

Em seu novo livro, o primeiro de sua carreira em que também ilustra, a escritora Cristina Porto conta a história de 12 passarinhos que vão visitá-la em sua casa — onde nasceu e para onde voltou a morar anos depois —, no bairro do Infinito, em Tietê (SP): o bem-te-vi, o canário-da-terra-verdadeiro, a garça-branca-pequena, o joão-de-barro, o pardal, o periquitão-maracanã, o pica-pau-do-campo, a pipira-vermelha, o sabiá-laranjeira, a saíra-amarela, o sanhaçu-cinzento e o tico-tico.



Para cada um deles, há um texto com as informações principais do passarinho (características físicas, hábitos, onde aparece, dados biológicos, curiosidades), um poema, uma colagem feita por Cristina Porto e uma ilustração realista feita pelo ilustrador Ricardo Costa.

Tudo isso em linguagem divertida, apaixonada e sintonizada com a curiosidade infantil. Caderno alado é um título que agradará às crianças de todas as idades, tendo tanto função informativa e escolar, como lúdica e também prática, de manual: são passarinhos que podem ser facilmente avistados não só no campo, mas também nas cidades. O livro em mãos permitirá sua identificação.



Voltado a crianças a partir de 7 anos, o que não impede que a leitura também seja recomendada para crianças menores, que realizem a leitura dos textos e imagens compartilhada com um adulto. Ou mesmo para nós, que somos bem maiores!

Confira algumas colagens de Cristina Porto após participar do Curso de Collage com Silvio Alvarez





Para comprar o livro caderno Alado, de Cristina Porto 
http://www.edicoesbarbatana.com.br/pd-3FDD23.html

Leia no blog sobre o Curso de Collage com Silvio Alvarez 2016
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2016/11/colagem-artista-plastico-silvio-alvarez.html

Contato com Silvio Alvarez
www.silvioalvarez.com.br
silvioalvarez@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário