Uma das coisas mais legais de se participar do evento Revelando SP é a oportunidade de conhecer pessoas de todas as partes do Estado de São Paulo, das mais diferentes áreas de atuação.
Desta vez, na edição de São José dos Campos, conheci a querida Irmã Margarida, coordenadora do Recanto São João de Deus, um acolhimento institucional para idosos da Obra de Ação Social Pio XII, no bairro de Santana, em São José dos Campos.
Quando estou hospedado a trabalho em uma localidade por um período considerável, gosto sempre de realizar pelo menos uma oficina de caráter social. É sempre uma grande alegria e um novo e importante aprendizado, para a carreira e para a vida!
E assim aconteceu, com a devida orientação e suporte de toda a equipe da Instituição, e apoio da amiga Rita B Velloso Alvarez, realizei, no dia 12 de julho de 2012, oficina para 15 idosos do Recanto São João de Deus. Foi uma experiência linda que levarei para sempre guardada em meu coração!
Adaptações para um melhor aproveitamento da atividade por este público específico:
• O tamanho da base de papel cartão passa dos 15 x 15 cm usuais para 20 x 15 cm.
• As imagens e texturas escolhidas nas revistas são tão somente rasgadas e não recortadas.
• Antes de iniciarmos a atividade de colagem propomos dois exercícios aos idosos, de forma lúdica, o de rasgar uma ou mais páginas de revistas em pedacinhos pequenos e o de passar a cola em bastão, ainda fechada, sobre a mesa, com força, simulando o movimento da aplicação.
• Ao propor cada etapa da atividade as informações devem ser transmitidas uma a uma, com voz pausada e repetidas quantas vezes forem necessárias. Ou seja,o ideal é fornecer uma informação por vez, bem devagar e repetir muito. É importante frisar que a repetição exaustiva das propostas de trabalho só auxilia a melhor compreensão da atividade. Pode parecer algo chato, mas não deve ser encarado assim. Fica sempre bem claro, para este público específico, que a repetição faz grande diferença.
• Também para este público, o ideal é que o atendimento seja quase individual, na medida do possível. Todos podem realizar a atividade desde que observadas as limitações e necessidades de cada um em especial. Às vezes podemos achar que o idoso não pode participar, mas havendo um acompanhamento individualizado encontrar-se-á uma forma deste participar levando em conta sua limitação.
• Da mesma forma que para outros públicos especiais, os cuidadores e familiares podem auxiliar em praticamente todas as etapas da atividade, sugiro apenas que não haja qualquer interferência em dois pontos importantes: o da escolha das imagens, texturas e cores nas revistas e o da definição de onde cada pedaço de papel será colado na base.
• Sinto que os componentes principais da atividade par idosos são: a atenção dispensada a cada participante quando da transmissão das informações e cada um deles ver-se criador de algo bem bacana.
• O ideal é que os participantes com deficiências visuais ou auditivas sentem-se bem próximos ao orientador que conduzirá a oficina.
Contato para oficinas
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br
www.silvioalvarez.com.br
Site do Hospital Pio XII – Recanto São João de Deus
http://www.hpioxii.com.br/hpioxii/recanto.aspx
Mais fotos da oficina no Recanto São João de Deus
http://www.silvioalvarez.com.br/site/projetos/projetos/oficina-lar-so-joo-de-deus
Estas mesmas práticas foram empregadas nas oficinas que realizei no Lar São Vicente de Paula, na cidade de Joanópolis - SP.
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/10/oficina-de-colagem-para-idosos-lar-sao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário