terça-feira, 23 de setembro de 2014

Oficina de colagem com Silvio Alvarez para estudantes de Pedagogia da FESB – Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista – II SEMACC Integrada – Cursos de Licenciatura




No dia 22 de setembro de 2014 realizei oficina de colagem na FESB - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista – na abertura da programação da II SEMACC Integrada – Cursos de Licenciatura.


Na abertura do evento apresentei alguns dos meus trabalhos de colagem, que estarão em exposição no Conjunto Nacional, de 12 a 25 de outubro. 



Realizar oficina para estudantes de Pedagogia é sempre uma grande alegria, pois sei que o conteúdo será multiplicado em sala de aula. 







Durante a oficina na FESB os participantes produziram um quadrinho básico de colagem e um bonequinho do projeto “Só Eu Sou Eu”. 











Agradeço mais esta linda oportunidade ofertada pela coordenação de ensino da FESB, é sempre muito bom estar com vocês! 

Site FESB
http://www.fesb.br/

Contato Silvio Alvarez
www.silvioalvarez.com.br
silvioalvarez@uol.com.br

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Oficina de colagem com Silvio Alvarez na pós-graduação em Arteterapia da Unip Vergueiro – curso coordenado pela Profa. Patrícia Pinna Bernardo – pós em Arteterapia – Arterapia – Colagem




No dia 21 de setembro de 2014 realizei nova oficina de colagem na pós-graduação em Arteterapia da Unip, curso coordenado pela Profa. Patrícia Pinna Bernardo.

Realizo oficinas de colagem para alunas da pós-graduação em Arteterapia da Unip desde 2008 e é sempre uma grande alegria.


A oficina de colagem que realizo na Unip acontece aos sábados das 9h00 às 17h30 horas. São dois formatos de oficina. Nesta aula ministrada no dia 22 de setembro contei um pouco da minha história, apresentei todos os meus projetos de oficinas de colagem e abordei as peculiaridades de cada público específico, por faixa etária, deficiências e necessidades especiais . 





Na parte prática da oficina proponho às alunas da pós a produção de uma releitura em colagem de obra célebre (projeto Artistas do Futuro) e outras três colagens dos projetos Só Eu Sou Eu, Minha Casa e Minha Árvore. 












Contato Silvio Alvarez

Contato Patrícia Pinna

domingo, 14 de setembro de 2014

Este quadro tem História – Brasil Naif - Catálogos de exposições naif doados por Annemarie Hoffman Spatz – collage – colagem – arte naif – Silvio Alvarez


Na exposição 2013 no Conjunto Nacional, recebi a visita da artista plástica Annemarie Hoffmann Spatz. Conversamos bastante e ela falou de sua arte em pintura, especializada no estilo Naif, e mostrou algumas fotos de seus trabalhos. 



Nos últimos dias da exposição Annemarie retornou e trouxe um lindo presente, doou sua coleção de catálogos de exposições com obras Naif. Emocionado, guardei tudo direitinho em um lugar muito especial. 



Na exposição 2014 no Conjunto Nacional - Avenida Paulista, de 12 a 25 de outubro, estou torcendo para reencontrar a artista plástica Annemarie Hoffmann Spatz e lhe mostrar o que nasceu de sua doação: o quadro Brasil Naif.


Resolvi homenagear Annemarie e a Arte Naif como um todo recortando e colando um Brasil com fragmentos de obras Naif de centenas de artistas. O passe-partout foi produzido com textura de chita.
Obrigado Annemarie!

Detalhes do quadro Brasil Naif








Contato Silvio Alvarez
www.silvioalvarez.com.br
silvioalvarez@uol.com.br

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Silvio Alvarez no Programa Planeta Vanguarda – TV Globo Vanguarda Paulista – Oficinas de colagem do Projeto Artistas do Futuro em Joanópolis – Arte e Reciclagem




No dia 30 de julho de 2014 a equipe da TV Globo Vanguarda Paulista – Programa Planeta Vanguarda esteve em Joanópolis para gravar reportagem na escola rural do bairro do Can Can sobre o encerramento do Projeto Artistas do Futuro.



O Projeto Artistas do Futuro, iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura de Joanópolis atendeu 1.800 crianças da rede municipal de ensino e 400 jovens da escola estadual, com iniciativa da coordenação pedagógica da escola, com oficinas de colagem em que era proposta a produção de um quadro de colagem com releituras de obras de grandes mestres da pintura: Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Cândido Portinari. 



O Programa Planeta Vanguarda, apresentado pela jornalista Mirella Bergamo, trata de Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Ecoturismo, Animais de Estimaçã e é exibido todos os sábados às 11h30. 




Assista a reportagem exibida no dia 23 de agosto de 2014





Assista reportagens anteriores do Programa Planeta Vanguarda a respeito do meu trabalho de colagem





Contato com Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br 
www.silvioalvarez.com.br

domingo, 7 de setembro de 2014

Oficina de colagem com Silvio Alvarez na pós-graduação em Arteterapia da Unip Vergueiro – curso coordenado pela Profa. Patrícia Pinna Bernardo – pós em Arteterapia – Arteterapia e Colagem




No dia 6 de setembro de 2014 realizei nova oficina de colagem na pós-graduação em Arteterapia da Unip, curso coordenado pela Profa. Patrícia Pinna Bernardo.




Realizo oficinas de colagem para alunas da pós-graduação em Arteterapia da Unip desde 2008 e é sempre uma grande alegria.






A oficina de colagem que realizo na Unip acontece aos sábados das 9h00 às 17h30 horas. Nesta aula ministrada no dia 6 de setembro contei a minha história e propus a produção de três trabalhos de colagem, do básico ao avançado. 
















Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br 
www.silvioalvarez.com.br

Contato Patrícia Pinna
http://patriciapinna.blogspot.com.br/
http://www.patriciapinna.psc.br/